Breaking News
Loading...
14/11/2012


Francisco Mestre em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO
“ O GD Lagameças é a equipa sensação no distrital da 2ª divisão”

O Grupo Desportivo Lagameças, é a grande sensação no campeonato da 2ª divisão distrital de futebol. Com três vitórias nas primeiras três jornadas, a equipa orientada por Francisco Mestre, apenas sofreu uma derrota, um tanto ou quanto, inesperada frente ao Estrelas de Sº André. O DIÁRIO DA REGIÃO foi ao encontro do experiente treinador de futebol, que também já foi dirigente da Associação Nacional Treinadores Futebol (A.NT.F), que nos concedeu a seguinte entrevista:

O que o levou a aceitar o convite para treinar o GD Lagameças?
O “projecto” apresentado, que pese embora todas as limitações deste modesto clube (quem não as tem neste momento?), me motivou com a seriedade demonstrada, e face a esta, me cativou a vontade de tentar ajudar o clube.

Foi o responsável pela escolha do plantel?
Sim, considerando o facto de ter feito questão de ficarem todos os jogadores que já pertenciam ao clube, por conhecer o seu valor. Temos um planel constituído por 23 jogadores, em que 50% são oriundos do clube, os restantes provindos de clubes como o Palmelense, Pinhalnovense, Luso Morense etc.

Á partida para esta edição 2012/2013 do campeonato quais eram, e quais são os objectivos do GD Lagameças?
Apenas e realísticamente, os possíveis. Face ás condições atingíveis, a luta no sentido de tentar o apuramento para a 2ª fase do campeonato onde se discutirá a subida. Vamos tentar dignificar ao máximo a camisola envergada, e o bom nome do clube.

A que se deve este início de campeonato fulgurante da equipa do Lagameças, apenas manchado com a derrota em Santo André?
Deve-se á atitude, á entrega, ao espírito de grupo e muito querer, propostos, fácil e totalmente apreendidos e aceites pelo grupo, com a sua capacidade de trabalho, dedicação, e valor próprios, diáriamente e em cada jogo, absolutamente demonstradas.Em Santo André não rendemos aquilo que está ao nosso alcance.

Estava nos seus planos á 4ª jornada comandar isolado o campeonato?
Sincera e francamente, não. Mesmo acreditando desde a 1ª hora no valor, querer e vontade dos meus jogadores, até face ás condições e ambições (legítimas) apresentadas por outros clubes, entre as quais, o facto de se tratar de um clube sério, mas modesto, relativamente isolado e algo longe dos grandes centros, que para além disso apresenta o óbice de apenas poder dispôr de um recinto de jogos de terra batida, sabendo nós que o factor relvado/sintético, é um dos maiores factores de motivação para a maior parte da juventude, e mesmo dos menos jovens.



Na sua opinião quais as equipas á partida, favoritas para subirem de divisão?
Apesar do pouco conhecimento do valor objectivo da totalidade das equipas, difícil de analisar neste momento, penso que o União Santiago, a AD Qª do Conde, e mesmo o Arrentela, serão os mais sérios candidatos.

O GD Lagameças pode intrometer-se na luta pela subida?
Gostaríamos muito obviamente, até como forma de premiar este fantástico grupo, incluindo neste todos os seus vectores: equipa, dirigentes, associados/adeptos, colaboradores, famílias etc… Mas, realisticamente, temos que ser conscientes e reconhecer que… não é esse o “nosso” campeonato.

Francisco Mestre é um homem do futebol, vivendo-o com paixão mas com desportivismo. Quais os seus desejos para esta edição 2012/2013 do campeonato da 2ª divisão distrital?
Aproveito para desejar sinceramente, as maiores felicidades a todos os agentes envolvidos no futebol regional do nosso distrito; A.F. Setúbal, clubes, dirigentes e seus colaboradores, técnicos, atletas, adeptos, árbitros, conselho de arbitragem, não esquecendo a imprensa desportiva escrita do distrito, fazedores de informação e divulgação impescindíveis ao futebol que se joga a este nível, que é, e será sempre, uma paixão de todos nós. Que todos nos permitamos uma época desportiva repleta de valores, em que a humildade nos obrigue a ajudar o que é uma paixão, com verdade desportiva, reconhecimento e respeito pelos adversários e todos os agentes desportivos, e sobretudo, que todos consigamos ser merecedores do privilégio de poder-mos ser parte integrante desta modalidade. De outra forma, nada “disto” fará sentido.

Joao Fernandes

0 comentários:

Enviar um comentário