Breaking News
Loading...
16/04/2015

Entrevista de Sandro Mendes, ex. capitão do Vitória de Setúbal ao DIÁRIO DA REGIÃO
“ Alcacerense foi o clube escolhido para fazer o estágio do fim de curso de treinador de Nível II”

Sandro Mendes, 38 anos de idade, é uma figura sobejamente conhecida do panorama futebolístico nacional. O ex. capitão do Vitória de Setúbal foi jogador de futebol 21 anos e depois de terminada a carreira continuou ligado ao futebol como coordenador do futebol de formação do clube sadino. Na actualidade vive a sua primeira experiência como treinador de uma equipa de seniores no Alcacerense. Em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, Sandro Mendes revisita o seu passado enquanto jogador de futebol, aborda o presente enquanto treinador e perspectiva o seu futuro,

Sandro para começar proponho um regresso ao teu passado como jogador?
A minha iniciação para o futebol deu-se na rua do bairro da Bela Vista (Setúbal). Oficialmente começei nos Pelezinhos aos 11 anos onde estive por 2 épocas (infantil de 2ºano e iniciado de 1º ano),depois fui para o Vitória e ai fiz o 2º ano de iniciado, 2 anos de juvenis, 2 anos de juniores e posteriormente aos 18 anos era jogador profissional pela equipa sénior.

Os momentos mais e os menos da tua carreira de futebolista?
Felizmente tive muitos…para começar no meu 2º ano de júnior onde pela 1ª vez na história do Vitoria fomos "campeões" nacionais, perdendo esse mesmo título na secretaria...um ano depois estava a festejar a minha 1ª (de 3) subida de divisão ao serviço do Vitoria, passado 6 meses estava a jogar na 1ª Liga Espanhola onde na minha estreia ao serviço do Hércules fui ganhar em Camp Nou ao Barcelona (2-3) cheio de craques (Figo, Ronaldo “O fenómeno", Guardiola) entre outros...as chamadas a Selecção Nacional tanto Portuguesa (Sub-21), como a Selecção Nacional A Cabo-verdiana. Os apuramentos para a Liga Europa onde tive o privilegio de jogar também ao serviço do Vitória e as finais disputadas. O chegar a um clube de topo mundial FC Porto. Os menos também os tive, entre eles está sem dúvida a descida de divisão na época 2002/2003 ao serviço do Vitória, o não ter tido uma oportunidade sequer de poder falhar ao serviço do FC Porto e para mim o momento realmente menos da minha carreira foi ao fim de tantos anos de dedicação não ter tido a oportunidade de me despedir dos sócios e simpatizantes do Vitória Futebol Clube enquanto jogador.

Quais os clubes e treinadores que te marcaram mais? Títulos alcançados?
Sem qualquer réstia de dúvida o Vitória. O FC Porto (mesmo tendo lá passado pouco tempo),o Hércules...de uma maneira ou de outra todos me marcaram, o Villa Real, o Salamanca, Manisa Sport (Turquia) e o Naval 1º de Maio (onde finalizei a minha carreira). O Quinito foi o treinador que mais me marcou por tudo, pelo Homem, por ter tido a coragem de apostar num "menino", pelos ensinamentos e por ser um Amigo até ao dia de hoje. Depois dele acho que aprendi com todos, alguns deles aquilo que não se deve fazer, mas desde o Mário Reis (treinador que me lançou na 1ªdivisao), o Jorge Jesus com quem tive o privilégio de subir pela 2ª vez de divisão, o Carvalhal(a minha 3ª subida e a taça da liga), o Couceiro(formou a equipa vencedora da taça de Portugal) entre outros que também me marcaram de alguma forma. Não posso incluir o título de campeão nacional de juniores, resta-me a conquista da uma Taça de Portugal em 2005 e a 1ª Taça da Liga em 2008 sempre ao serviço do Vitória Futebol Clube.

Ligação ao Vitória depois do ponto final na carreira de jogador?
Tive a oportunidade e o privilégio de continuar ligado ao Futebol e ao Vitória como coordenador da formação, onde comecei a conhecer melhor o futebol agora do "outro lado". A oportunidade de trabalhar com "pequenos/grandes Homens, onde pude implementar algumas ideias e ver os resultados. Por isso posso dizer que foi uma experiência positiva.

Como surgiu o convite para treinares o Alcacerense? O que te foi pedido? Como foi formado o plantel?
O convite surgiu numa altura em que procurava um clube onde pudesse fazer o estágio de fim do curso de treinador Nível II, e a conversa simples e honesta que tive com o presidente do clube agradou-me e assim podia ajudar o clube e por sua vez terminar o curso. Pela direcção, na pessoa do Presidente, a única coisa que me foi pedida foi seriedade e tentar fazer o melhor possível sem metas visto que este foi o ano 0 (zero) onde não havia sequer uma base para começar. A ideia seria fazer uma equipa com jogadores de Alcácer e isso fizemos. O plantel começou a ser formado com treinos de captações e dentro do que ia aparecendo foi feita uma escolha. Infelizmente não houve muito por onde escolher, dai termos um plantel bastante desequilibrado, como por exemplo, só termos 1 guarda-redes desde que começamos a época.

Como está a correr esta tua 1.ª experiência como treinador de uma equipa de seniores?
A experiência por um lado está a ser complicada dadas as circunstâncias, mas ao mesmo tempo positiva porque se com estas dificuldades e sem matéria-prima (jogadores), conseguimos fazer frente a equipas com objectivos e condições bem diferentes dos nossos, significa que existe qualidade no trabalho e também me obriga a crescer a todos os níveis. Colectivamente queríamos mais e melhor mas temos que ser realistas e ter os pés bem assentes no chão. A época não tem sido fácil. Temos um plantel muito jovem com alguns juniores de 1º ano a serem titulares na maior parte dos jogos, mas um número de atletas muito inferior aquele que era desejado. Para quem tem que fazer mais de 100 km´s para dar um treino, chegar ao estádio e ter 9/10 jogadores, é um pouco frustrante. Mas estão lançados os dados e criou-se uma base, e sendo essa mesma base jovem e com alguma qualidade penso que o Alcacerense tem condições para continuar este projecto e vir a alcançar objectivos maiores a médio prazo.

Como analisas o campeonato da 2.ª distrital a nível do futebol praticado, clubes, dirigentes e arbitragens?
Na minha opinião, em alguns jogos existe qualidade onde se vê que as equipas tem os seus processos bem trabalhados e com alguns jogadores de bom nível, uns já com alguma idade que poderiam ter chegado mais alto e por uma ou outra razão não o conseguiram e outros ainda jovens que só esperam ter uma oportunidade para dar o salto. Os clubes vão fazendo pela vida o melhor que podem com as suas direcções, alguns quase sem apoios e ai há que louvar o trabalho dos dirigentes. Quanto às arbitragens, muitos árbitros também estão a iniciar uma carreira, uns são jovens e todos são humanos, sempre haverá erros mas na minha opinião temos boas arbitragens na 2ª distrital...claro que há sempre quem se esconda atrás das arbitragens para justificar outras coisas…

Qual a justificação para o facto do Alcacerense ainda não ter vencido na 2.ª fase do campeonato?
É verdade que ainda não conseguimos conquistar qualquer vitória nesta fase, mas como já disse temos que ser realistas e saber o que podemos fazer e o que temos feito dentro das dificuldades que temos: a falta de jogadores e a média de idades. Acho que temos feito até algo que muitos não acreditariam. Já disse que temos um plantel muito desnivelado sem o numero de jogadores que seria desejado, com muitos jogadores na casa dos 20/21 anos com a formação feita em Alcácer. Já jogamos contra todas as equipas e não fomos inferiores a nenhuma, perdemos os jogos nos pormenores ou em alguns erros individuais, erros que com trabalho e um pouco mais de experiência deixarão de acontecer tão regularmente. É uma equipa nova, jovem e com futuro.

Na tua opinião quais as equipas mais apetrechadas para subirem à 1.ª distrital?
Pelo que tenho visto, os Pescadores se não acontecer nada de anormal, acabarão por subir. Depois resta um lugar para 2 ou 3 equipas, a AD Quinta do Conde e o Vasco da Gama estão bem, sem colocar de lado o Paio Pires.

Como te defines enquanto treinador? Quais as tuas ambições? Qual o teu futuro?
Como treinador não me posso alargar muito visto estar a começar. Tenho as minhas ideias claras, sou um treinador de muito trabalho, gosto de ter equipas disciplinadas tacticamente, sei o que quero e o que fazer para o alcançar. Tenho a ambição de ser melhor hoje do que era ontem, e de ser melhor amanhã do que sou hoje. O meu futuro também eu gostaria de saber, mas de certeza que a curto prazo todos saberemos.

João Fernandes


0 comentários:

Enviar um comentário