Breaking News
Loading...
21/05/2015

Entrevista a Neuza Besugo capitã da selecção nacional sub-16
“ Jovem setubalense tem muitos sonhos por concretizar no mundo do futebol”

Neuza Sofia dos Santos Besugo, é uma jovem de 16 anos, natural de Setúbal, que começou a jogar futebol aos 6 anos no clube Os Amarelos, tendo passado pelos vários escalões de formação até chegar aos infantis de 2º ano. Com aptidões natas para o futebol Neuza Besugo, na actualidade representa a Escola de Futebol Feminino de Setúbal, contando já no seu palmarés com seis internacionalizações ao serviço da selecção nacional portuguesa onde enverga a braçadeira de capitã de equipa. Uma jovem com muito talento e um futuro promissor à sua frente, que gentilmente acedeu em dar uma entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, onde nos dá conta dos seus sonhos enquanto futebolista.

Como nasceu o gosto pelo futebol? Onde te iniciaste?
Bem… o gosto do futebol veio muito cedo. Quando ia para a rua brincar só havia rapazes e como só jogavam à bola comecei a jogar com eles e daí veio o gosto pelo futebol. Também veio um pouco do meu pai e do meu irmão que joga futebol, cresci no ambiente futebolístico. Comecei a jogar futebol a sério aos 6 anos num clube perto da minha casa chamado "Grupo Desportivo Os Amarelos". O meu percurso foi o normal comecei nos petizes e com o tempo fui passando de escalão em escalão até chegar aos infantis de 2º ano e foi aí que tive que abandonar "Os Amarelos".

Em que posição jogas? Quais as tuas características de jogadora?
Comecei por jogar a extremo esquerdo, mas com o tempo tenho feito várias posições como avançada, média ofensiva, média defensiva. Sou uma jogadora rápida, com boa visão de jogo, com alguma técnica, porém com estrutura baixa (dificulta o jogo aéreo).

Estreia esta época no campeonato promoção feminino ao serviço da EFFS?
Treino desde os meus 13 anos na EFFS, esta foi a minha primeira época no futebol sénior feminino. Acho que correu minimamente bem pois ainda estou numa fase de adaptação. Foi uma época difícil para a EFFS, nem sempre as coisas correm como esperamos mas acontece, já estamos a trabalhar para um melhor resultado na próxima época.

Chamada à selecção nacional sub-16?
Ao serviço da selecção nacional já conto com 6 internacionalizações. Desde pequena que tinha a sonho de representar Portugal, é um orgulho enorme poder vestir a camisola da Selecção Nacional e cantar o hino.

À semelhança da tua colega de equipa Nadine Cordeiro, envergaste a braçadeira de capitã da equipa nacional. Qual a sensação?
Ambas fomos capitãs o que me deixa bastante feliz não só por mim, mas também pela minha colega de equipa Nadine Cordeiro. Ao envergar a braçadeira de capitã tenho várias sensações mas as que se distinguem mais é a responsabilidade e a felicidade. Enverguei a braçadeira de capitã pela primeira vez no início deste mês de Maio no Torneio Internacional Desenvolvimento UEFA “S16”, disputado em Beja.

Tens algum ídolo? Até onde gostavas de chegar como futebolista?
Eu não tenho um "ídolo"… tenho 3 jogadores como referência: o James Rodríguez, João Moutinho e o meu irmão Miguel Besugo. Tenho muitos sonhos para concretizar no mundo do futebol, os principais são representar a selecção nacional A feminina e jogar numa equipa profissional no estrangeiro.

Apoios e incentivos?
Em termos de apoio, os meus familiares, amigos, as minhas colegas de equipa são inalcançáveis, todos me apoiam nos momentos bons e nos menos bons.


Estudos e Futebol?
Estou no 10º ano a tirar o curso de técnico de apoio à gestão desportiva, na escola básica ordem de Sant'Iago. Concílio os estudos com o futebol com algum esforço mas dou o máximo para desempenhar ambas as funções como o desejado.

Estado do futebol feminino na nossa região e no país? Que conselhos darias para que mais raparigas começassem a jogar futebol?
Acho que está a evoluir mas ainda se nota a falta de jogadoras, falta de formação e de mais equipas femininas não só seniores como juniores. Já vejo mais meninas a praticar futebol do que quando comecei, o que é bom, e espero que o número de atletas continue a aumentar. Experimentem é um desporto como outro qualquer, futebol não é só para rapazes como dança não é só para raparigas, experimentem quem sabe ainda podem vir a gostar…


João Fernandes

0 comentários:

Enviar um comentário