Breaking News
Loading...
25/09/2015

Futsal – UDR Quinta do Conde vai participar no campeonato nacional da 2.ª divisão
“ O treinador Rogério Gaspar está confiante na qualidade da sua equipa”

A União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde foi o brilhante vencedor da edição 2014/2015 do campeonato distrital de futsal da AF de Setúbal. Com o título conquistado a equipa quintacondense ascendeu pela primeira vez no seu historial ao campeonato nacional da 2.ª divisão. Um dos grandes obreiros deste brilharete foi o treinador Rogério Gaspar, que acrescentou mais um título distrital ao seu palmarés. Em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO Rogério Gaspar, perspectivou a nova época desportiva e dos desafios que se colocam à sua equipa na competição.

Qual o trajecto do Rogério Gaspar no futsal (clubes/títulos).
O meu trajecto no futsal iniciou-se na época de 2004/2005 quando recebi um convite da Direcção da Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde para criar uma equipa sénior de futsal. Participamos na extinta 2ª divisão distrital e logo no final dessa época conseguimos a subida de divisão devido a algumas desistências pois tínhamos terminado o campeonato num brilhante 4º lugar. Para uma equipa nova e com um treinador inexperiente, constituída igualmente por atletas sem experiencia de futsal foi um feito extraordinário. Depois de este início de carreira entendi que era fundamental tirar o curso de treinador e quase de seguida tirei o 1º e 2º nível. Relativamente ao desempenho da equipa sénior da ADQC tratou-se de um percurso em crescendo, que teve o seu ponto alto até então com o título de campeão distrital na época 2007/2008 e consequente subida à 3ª divisão nacional. Após uma época nos nacionais e como consequência de alguma inexperiência, acabamos por descer de novo aos distritais. Esta passagem foi efémera pois na época 2009/2010 a ADQC torna-se campeão distrital pela 2ª vez e regressa assim à 3ª divisão nacional, tendo-se por lá mantido durante quatro épocas consecutivas. Na época 2013/2014 entendi que devia sair e assim à 2ª jornada deixei o lugar de treinador da ADQC. De seguida recebi o convite da Associação de Futebol de Setúbal onde estive como Seleccionador Distrital nos torneios interassociações Sub 16 e Sub 18. Tratou-se de uma experiencia muito positiva que me permitiu conhecer a realidade da formação do futsal na Associação de Futebol de Setúbal, pois até a essa data a minha experiencia era unicamente na liderança de uma equipa sénior. No início da época 2014/2015 aceitei o convite que me foi endereçado pela Direcção da União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, que tinha acabado de descer ao campeonato distrital devido à extinção da antiga 3ª divisão e que pretendia regressar às competições nacionais. Mais um desafio de recolocar uma equipa nos campeonatos nacionais e depois de uma época muito competitiva onde encontramos adversários de grande qualidade, conseguimos o nosso objectivo principal e conquistamos o título distrital, onde no meu caso particular foi o terceiro título de campeão distrital como treinador de futsal. Foi uma época em que registaram-se excelentes jogos, muito bem jogados, com equipas de muita qualidade e que muito dignificaram o futsal do nosso distrito.


A UDR Quinta do Conde está preparada para participar no nacional?

O nosso clube tem poucos sócios e que como muitas outras colectividades debate-se com grandes dificuldades financeiras e só com os apoios de algumas entidades e de alguns patrocinadores conseguiu-se reunir as condições mínimas para assegurar a participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Contudo não conseguimos competir com outros clubes nas condições que são oferecidas aos atletas, pelo que constituímos o plantel dentro das directrizes que nos foram dadas pela Direcção. Sabemos que vamos enfrentar uma competição muito forte com equipas a investirem fortemente na luta pela subida à 1ª Divisão, mas estamos convictos que os orçamentos não ganham jogos e acreditamos que a nossa equipa vai deixar a sua marca de qualidade na prova, dignificando o clube e a vila da Quinta do Conde. Nesta preparação logística para a competição devo destacar a disponibilidade fantástica dos nossos dirigentes Carlos Costa, Luís Valente, Alberto Correia e António Mendes, que tudo fazem para que nada nos falte.  

Objectivos para a época 2015/2016 (Campeonato e Taça) ?

O objectivo principal é a conquista dos três pontos semana após semana para atingir a melhor classificação possível. Como disse anteriormente estamos conscientes que existem equipas na nossa série que investiram fortemente para chegar aos dois primeiros lugares da prova e que dão acesso à fase final da subida à primeira divisão nacional, contudo parece-nos que vamos ter um campeonato muito forte e equilibrado e em que todas as equipas podem ganhar a qualquer outra e onde as longas viagens podem igualmente ser factor importante. A nossa equipa vai trabalhar todos os treinos para quando chegarmos aos jogos entrarmos em campo preparados para lutar pelos três pontos até ao limite das nossas capacidades. Os nossos jogadores estão fortemente comprometidos com o projecto e sabem que só um estando nos limites das suas capacidades individuais em prol do colectivo conseguiremos atingir os nossos objectivos. Relativamente à participação na Taça de Portugal, vamos lutar pela vitória em todos os jogos, mas não é claramente o nosso principal objectivo...

Está satisfeito com o plantel à sua disposição?

A constituição do plantel foi efectuada em conformidade com os parâmetros definidos pela direcção e até à presente data estou muito contente com o que tenho visto nos treinos e jogos de preparação que já efectuamos. A nossa prioridade passou por manter os jogadores mais utilizados na última época e desses apenas um por motivos pessoais acabou por não ficar connosco. Relativamente aos reforços fomos buscar jogadores que já conhecemos e num misto de experiencia e juventude, acreditamos que conseguimos constituir um plantel bastante equilibrado.

UDR Quinta do Conde 2015/2016

Plantel

Guarda-Redes: Luís Barradas, Zé Paulo (ex. júnior) e David (ex. Cova Piedade)
          Fixo: Tiago Alves, Serra (ex. Cova Piedade) e Fonseca (ex. Cova Piedade)
         Ala: Pinto, Dominguez, Russo, Wilson (ex. Laranjal), Janito (ex. ADQC) e Quaresma (ex. Cova Piedade)
         Pivot: Diogo, Jó e Valter (ex. Vale Cavala)

Equipa Técnica
Treinador – Rogério Gaspar
Adjuntos: Luís Valente, Paulo Couraceiro, João Almeida, Carlos Sardinha

J
OÃO FERNANDES


0 comentários:

Enviar um comentário