Breaking News
Loading...
29/10/2015

Futebol Feminino – Entrevista a Ernesto Catarino treinador do Quintajense FC
“ Excelente início de campeonato deve-se à atitude e vontade de vencer desta equipa”

A equipa do Quintajense Futebol Clube está a realizar um excelente início de época no campeonato nacional promoção feminino. Com três partidas realizadas a equipa do concelho de Palmela ainda não perdeu (duas vitórias e um empate), ocupando a 3.ª posição com menos dois pontos que o duo da frente. Ernesto Catarino, de 61 anos de idade (28 dos quais dedicados ao futebol/futsal feminino) com vários títulos conquistados ao longo da sua carreira, é o treinador da formação do concelho de Palmela. Em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, deu-nos conta do actual momento da sua equipa e dos objectivos propostos para a época desportiva:

Excelente início de campeonato do Quintajense?

Início de campeonato realmente para além do que seria suposto, mas possível devido ao excelente trabalho deixado pelo Técnico anterior e por uma atitude e vontade de vencer desta equipa que me consegue surpreender todos os dias.

Quais foram os objectivos traçados para esta época?

Apesar de ser a resposta clássica, a verdade é que apenas podemos pensar "jogo a jogo", uma vez que esta equipa está a crescer, mas os adversários também não andam adormecidos certamente. Quanto aos objectivos de época, apenas podemos tentar ficar mais bem classificados do que na época anterior. Existem equipas que são as grandes favoritas (Estoril, CAC e Paio Pires) e nós apenas podemos pensar em atrapalhar um pouco. Obviamente que se surgir alguma oportunidade seja em que competição for, não vamos enjeitá-la.

Presença de atletas do Quintajense na selecção nacional sub-17?

O facto de ter algumas atletas em condições de servirem as diversas selecções (distritais e nacionais) é por si só um motivo de grande orgulho para todos os que contribuíram e contribuem de alguma forma para essa realidade. Atletas, técnicos, seccionistas e Direcção do Quintajense estão de parabéns pelo bom serviço que prestaram e continuam a prestar ao desenvolvimento do Futebol Feminino. Apenas fica o desejo de que esse apoio continue e que se traduza em novas chamadas a essas selecções.

Como analisa o estado do Futebol Feminino em Portugal?

Existe uma evolução francamente positiva especialmente no que diz respeito à formação de jovens atletas devido à maior atenção que a F.P.F tem dedicado ao futebol feminino. No entanto, falta a componente desporto escolar para que o desenvolvimento seja efectivo. Para além disso parece-me um pouco desadequada a criação de Academias de Futebol Feminino a partir dos 6 anos de idade que apenas têm como objectivo o lucro. A partir do momento em que se negue às crianças do sexo feminino o contacto e competição com crianças do sexo oposto (pelo menos até aos 13/14 anos) estamos a dar autênticos "tiros nos pés", na minha modesta opinião…

João Fernandes



0 comentários:

Enviar um comentário